quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Robert Plant está certo ao recusar retorno do Led Zeppelin, diz Slash

Slash, ex-guitarrista do Guns N' Roses, acredita que Robert Plant fez a escolha certa ao recusar o retorno do Led Zeppelin.

Plant fez um show com seus ex-companheiros de banda, o guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones, em dezembro de 2007, mas descartou uma possível volta.
"Quando Robert Plant disse que não queria fazer uma turnê após o show de reunião, eu pensei que foi a coisa certa. Foi uma noite especial, por que arruiná-la?", questionou Slash, reporta o site Gigwise.
Assim como Robert Plant, Slash também descartou qualquer possibilidade de reformar seu antigo grupo. Recentemente, o guitarrista afirmou ter recusado uma proposta de US$ 100 milhões para voltar ao Guns N' Roses.


Garoto baterista de apenas 5 anos de idade faz sucesso na internet

Jonah Rocks tem apenas 5 anos e poderia estar brincando ou assistindo a desenhos animados como qualquer outra criança de sua idade. Mas o garoto encontra diversão mesmo é nas baquetas e em sua bateria de gente grande.

O vídeo onde Jonah toca a música "Toxicity", do System Of A Down, tomou conta de blogs e posts no Twitter nesta quinta-feia (14). E não é para menos. A habilidade do menino é impressionante.
O talento do pequeno chamou a atenção do baterista do Kiss, Eric Singer, que convidou Jonah para "brincar" em sua bateria durante a passagem de som em um show do Kiss (vídeo abaixo).
Segundo seu site oficial, Jonah toca desde os 3 anos e nunca teve aulas de bateria. Hoje o garoto é patrocinado por marcas de instrumentos.


Lista com as 100 melhores bandas de rock

O site Audio Video Revolution, voltado para análise e venda de equipamentos de áudio e vídeo de alta-definição, fez uma lista com as 100 maiores bandas da história do rock, baseada em fatores como número de álbuns vendidos, habilidade com os instrumentos, inovação, performance ao vivo e consistência durante a carreira.

Os juízes foram Jack Sonni (guitarrista do Dire Straits), Ken Lopez (professor de música da University of Southern California), Charles Andrews (editor do site AVRev.com), Howard Schilling (presidente da empresa XHi-Fi e também da AVRev.com) e Jerry Del Colliano Jr. (editor musical).
A lista completa, com a quantidade de pontos de cada banda, ficou assim:

001. Led Zeppelin (525 pontos)

002. The Beatles (514 pontos)

003. Pink Floyd (506 pontos)

004. The Jimi Hendrix Experience (503 pontos)

005. Van Halen (496 pontos)

006. Queen (493 pontos)

007. The Eagles (479 pontos)

008. Metallica (468 pontos)

009. U2 (455 pontos)

010. Bob Marley and the Wailers (454 pontos)

011. The Police (451 pontos)

012. The Doors (450 pontos)

013. Stone Temple Pilots (446 pontos)

014. Rush (444 pontos)

015. Genesis (436 pontos)

016. Prince and the Revolution (435 pontos)

017. Yes (434 pontos)

018. Earth Wind and Fire (433 pontos)

019. The Bee Gees (428 pontos)

020. The Rolling Stones (418 pontos)

021. The Beach Boys (414 pontos)

022. Soundgarden (413 pontos)

023. The Who (412 pontos)

024. Steely Dan (411 pontos)

025. James Brown and the JBs (408 pontos)

026. AC/DC (400 pontos)

027. Fleetwood Mac (398 pontos)

028. Crosby, Stills, Nash and Young (396 pontos)

029. The Allman Brothers (394 pontos)

030. ZZ Top (392 pontos)

031. Aerosmith (391 pontos)

032. Cream (390 pontos)

033. Bruce Springsteen & The E Street Band (386 pontos)

034. The Grateful Dead (385 pontos)

035. Guns 'N Roses (381 pontos)

036. Pearl Jam (378 pontos)

037. Boston (377 pontos)

038. Dire Straits (363 pontos)

039. King Crimson (362 pontos)

040. Parliament Funkadelic (361 pontos)

041. Red Hot Chili Peppers (356 pontos)

042. Bon Jovi (355 pontos)

043. Dixie Chicks (353 pontos)

044. Foreigner (352 pontos)

045. David Bowie and The Spiders From Mars (351 pontos)

046. The Talking Heads (348 pontos)

047. Jethro Tull (347 pontos)

048. The Band (344 pontos)

049. The Beastie Boys (343 pontos)

050. Nirvana (342 pontos)

051. Rage Against The Machine (340 pontos)

052. Sly and the Family Stone (338 pontos)

053. The Clash (337 pontos)

054. Tool (335 pontos)

055. Journey (334 pontos)

056. No Doubt (332 pontos)

057. Creedence Clearwater Revival (328 pontos)

058. Deep Purple (325 pontos)

059. Alice In Chains (323 pontos)

060. Orbital (322 pontos)

061. Little Feat (321 pontos)

062. Duran Duran (320 pontos)

063. Living Colour (319 pontos)

064. Frank Zappa and the Mothers of Invention (318 pontos)

065. The Carpenters (317 pontos)

066. Audioslave (316 pontos)

067. The Pretenders (315 pontos)

068. Primus (314 pontos)

069. Blondie (313 pontos)

070. Black Sabbath (309 pontos)

071. Lynyrd Skynyrd (307 pontos)

072. Sex Pistols (306 pontos)

073. Isaac Hayes and the Movement (305 pontos)

074. R.E.M. (304 pontos)

075. Traffic (303 pontos)

076. Buffalo Springfield (302 pontos)

077. Derek and the Dominos (301 pontos)

078. The Jackson Five (299 pontos)

079. The O'Jays (298 pontos)

080. Harold Melvin and the Blue Notes (287 pontos)

081. Underworld (286 pontos)

082. Thievery Corporation (285 pontos)

083. Motley Crue (284 pontos)

084. Janis Joplin and Big Brother and the Holding Company (283 pontos)

085. Blind Faith (277 pontos)

086. The Animals (276 pontos)

087. The Roots (271 pontos)

088. The Velvet Underground (265 pontos)

089. The Kinks (262 pontos)

090. Radiohead (261 pontos)

091. The Scorpions (260 pontos)

092. Kansas (258 pontos)

093. Iron Maiden (257 pontos)

094. Motorhead (253 pontos)

095. Judas Priest (251 pontos)

096. The Orb (239 pontos)

097. The Cure (230 pontos)

098. Coldplay (229 pontos)

099. Slayer (225 pontos)

100. Black Eyed Peas (214 pontos)


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Festival de musicos

22 de Julho


Apesar de chegarmos só na quarta-feira dia 22 a Sines, sentimos de imediato o ambiente que o Festival Musicas do Mundo deixa cair sobre a cidade. Para todas as pessoas que já frequentaram alguns dos festivais de verão do nosso País, este é sem dúvida um festival diferente. Diferente por tudo, pelo local que só por si é fabuloso, pelo espírito que é vivido nas ruas de Sines uma vez que o palco principal é no interior do Castelo. Tudo o resto passa-se no exterior das muralhas e nas imediações da marginal mesmo à beira da Praia Vasco da Gama, pelas pessoas que após 11 anos de festival estão perfeitamente entrosadas com a diversidade de estilos e de formas de estar que por ali se cruzam nesta semana de homenagem à World Music.

Musicalmente falando, e conscientes que não poderemos pormenorizar a actuação de todas as bandas, o festival teve desde logo uma actuação de alta qualidade, não que esperássemos outra coisa, mas sempre surpreendente, Janita Salomé. Um concerto de música portuguesa, popular ou não, com pequenas borrifadelas de um estilo mais alternativo que dá aos concertos deste “nosso” artista um toque actual e inovador. De Portugal para o país vizinho chegamos à actuação de Uxía, uma cantora galega acompanhada por um grupo de músicos portugueses e espanhóis com uma linha musical entre o tradicional Açoriano, traços de mornas de Cabo Verde e com uma vocalização que nos leva à música popular da Galiza. Continuando caminho pelo território Espanhol chegamos à Extremadura e aos Acetre, possivelmente o momento alto deste dia 22. Mais uma junção, feliz diga-se com toda a justiça, da música portuguesa com a música de nuestros hermanos. A destacar as vozes de ambas as cantoras dos Acetre, Raquel Sandes e Ana Márquez que nos remetem quase para aquele patamar de exigência medieval que tão bem soa ao ouvirmos projectos deste género, mas a assinalar de igual forma a curta, mas incisiva intervenção de Francisco Pinto na guitarra flamenca que apareceu no meio dos 9 músicos fixos da banda no momento exacto do concerto a oferecer a quem estava no Castelo de Sines um momento que facilmente todos guardarão. Passamos para o palco da praia, palco este que não tinha obrigatoriedade de entrada como tal, qualquer pessoa que passasse por Sines naquele momento poderia ficar para ouvir música, beber ou comer qualquer coisas ou então juntar todas as actividades numa. L’enfance Rouge foi o concerto que se seguiu e apesar de uma sonoridade nada simples de captar, captou muita gente na Praia Vasco da Gama. Este colectivo que inclui músicos franceses, tunisinos e italianos, apresentou uma sonoridade forte, aguerrida e com momentos de rock alternativo puro e direito a oscilações instáveis que não se tornam fáceis de acompanhar às três da manhã mas que pelo trabalho que dão a ouvir e a perceber o que está a ser feito em cima do palco prendem de certa forma a atenção, ficamos curiosos para ouvir um álbum desta banda para que possamos ter uma opinião mais concreta do que a simples análise ao vivo.

23 de Julho

O dia 23 do festival não nos começou bem quando um contratempo inesperado nos fez perder as primeiras três actuações uma das quais muito esperada por nós, a banda chinesa Hanggai. Foi uma pena termos perdido este espectáculo e é uma pena não conseguirmos dizer de nossa justiça o que foi esta actuação mas por aquilo que conseguimos recolher junto de algumas pessoas que assistiram foi (mais) uma viagem intercontinental de alta qualidade no FMM09. Chucho Valdés Big Band, verdadeiramente o concerto do dia e quem sabe do festival, uma banda incrível, composições complexas mas ao mesmo tempo fáceis de acompanhar se formos capazes de deixar de analisar a técnica por instantes e simplesmente sentir a linguagem da música Cubana. Chucho Valdés, outrora classificado como um dos melhores pianistas de jazz do mundo, apresentou um projecto cheio, com momentos de virtuosismo puro do colectivo que estava em palco. Se algum daqueles músicos não fosse igualmente virtuoso ninguém iria perceber tal era a força musical que todos explanaram naquela hora e meia de concerto. Fantástico. Falando de fantástico chegamos aos Kasai Allstars banda Congolesa que esteve agendada por duas vezes para outros anos do FMM sem nunca ser possível a sua aparição por questões burocráticas de vistos destes músicos no espaço Schengen. Com bases na música tradicional da Republica Democrática do Congo com aquele aspecto tribal africano, trouxeram a Sines uma sonoridade típica de quem cresce com o ritmo debaixo do berço. Desde os balafons poderosos, a instrumentos de precursão com efeitos de distorção, aos dançarinos que constantemente passam a mensagem ao público que ouvir os Kasai sem dançar não tem o mesmo impacto, ao suposto Chefe Tribal (dizemos suposto uma vez que além de ser o mais ornamentado, teve momentos em que o vocalista do grupo cantava directamente para ele quase em tom de veneração) sentado a um canto do palco e esporadicamente, de música em música levantava-se e acompanhava os restantes dançarinos. Vimos um espectáculo que quem nunca viu deveria ver, foi definido pela organização do FMM09 como “um fim de noite hipnótico” e não ficou longe disso. Nós ficámos a saber que existem projectos no Congo com uma abrangência enorme e com uma força ao vivo ainda maior. Mais uma viagem para ao palco da praia e a primeira desilusão do FMM. Não por falta de gosto da organização (longe disso) mas por um infeliz acontecimento que fez com que Ramiro Musotto não pudesse estar presente em Sines por motivos de saúde. Quando ouvimos falar de um percussionista argentino que descobriu os sons Brasileiros da Bahia as expectativas disparam mas, infelizmente, não foi desta que vimos a actuação deste artista. Em substituição tivemos os Damily banda de Madagáscar que apresentou um concerto cru, com sons fortes e estridentes que possivelmente farão muito mais sentido quando captados com a mensagem que estes músicos passam através das suas letras, infelizmente essa parte não conseguimos acompanhar, contudo enérgico.

24 de Julho

Dia 24 começou com um Português com alma indiana, Paulo Sousa ex-guitarrista da histórica banda portuguesa Esse Entende apresentou um repertório de temas harmoniosamente tocados na sua recente paixão, o Sitar. Acompanhado pelo mesmo tablista que o tinha acompanhado anteriormente no concerto que realizou no CCB em 2007 Makarand Tulankar, Paulo Sousa conseguiu transmitir a leveza e a quase flutuação emocional que este instrumento nos apresenta e cujo som foi propagado pelas ruas circundantes do Centro de Artes de Sines graças ao sistema de som instalado pela organização. Mais um factor de contentamento para todas as pessoas que gostam de boa musica e não só para quem paga um bilhete. Mais um apontamento relevante foi o concerto dos Warsaw Village Band. Este colectivo que apresenta maioritariamente um repertório de canções, adaptadas à sua própria visão, tradicionalmente Polacas, mostrou-nos também algumas músicas originais inspiradas pelo nascimento de Lena, filha de dois músicos da banda. Mostrou com tudo isto, uma destreza inesperada (pelo menos para nós) a nível técnico e proporcionou ao público do Castelo mais um momento ritmado e enérgico. Não querendo largar os pontos enérgicos que ficaram elevados chega-nos Debashish Bhattacharya, um verdadeiro mestre, para não arriscar dizer “o”mestre da slide guitar Indiana. Esta actuação foi possivelmente uma das mais completas a que assistimos, Debashish juntamente com o seu irmão e tablista Subhashish e as percussionistas Chitrangana Reshwal e Charu Hariharan (tanto quando soubemos as duas únicas mulheres percussionistas indianas) tanto nos fizeram voar lentamente pelo topo do recinto com os sons leves e preenchidos como também nos fizeram cair em queda livre chamando-nos de novo à realidade com os devaneios jazzísticos que a guitarra horizontal indiana consegue criar, absolutamente arrebatador. O último artista desta noite chama-se Cyro Baptista e o seu projecto, Cyro Baptista “Beat the Monkey” trouxe-nos um grupo, banda, conjunto ou até equipa musical que em muitos aspectos nos deixa de boca aberta pela originalidade e ao mesmo tempo pelo despropósito que nunca chegou a ser incoerente por incrível que possa parecer. Entre instrumentos criados pelo próprio Cyro alguns deles tocados da forma menos previsível como um engenho de tubos de PVC que Cyro toca com duas chinelas havaianas tão típicas do Brasil, país de onde é oriundo. Cyro e o seu colectivo apresentam uma boa disposição contagiante que faz esquecer todos os momentos menos compreendidos na música que cria, até porque Cyro Baptista é considerado por muitos um génio na arte da percussão e este crédito tem que lhe ser dado, teve sem duvida momentos geniais. Megafones, um reco-reco pendurado ao peito, um percussionista norte-americano que de um momento para o outro nos brinda com um sapateado fantástico, são tudo razões para caso tenham a oportunidade de ver este projecto não pensarem duas vezes.

25 de Julho

No primeiro momento alto de dia 25 no Castelo de Sines, James Blood Ulmer brindou-nos não só com a sua presença que só por si seria de louvar, mas também com a sua sonoridade totalmente blues, a história do funk que carrega nos seus ombros e o jazz que em qualquer altura se solta por entre os dedos no braço da guitarra que já o caracteriza. Num ambiente ficcional, elementos de heavy metal, jazz e klezmer invadiram a world music, criando uma sonoridade acústica e explosiva que alimentou o êxtase da multidão ávida de experiências. Alamaailman Vasarat, ricos na dinâmica instrumental, trouxeram variados instrumentos de sopro, piano, melódica, violoncelos, bateria e percussão, criando um surto de poder no FMM2009. Á energia de Alamaailman Vasarat seguiu-se Lee Scratch Perry. Figura incontornável da música jamaicana, ofereceu um espectáculo desejável, apresentando-se num alinhamento de voz, bateria, teclados, guitarra e baixo, deixou a descontracção no terreiro do Castelo. Os corpos libertos de quem ansiava este momento deixaram-se ficar entre o privilégio de ouvir o reflexo de um visionário e a amarga desilusão de quem esperava mais. Lembrando a Marcha dos Pinguins, a tradicional caminhada entre o Castelo e a Avenida da Praia levou o público a descer até à praia para sentir Speed Caravan, que numa atitude despretensiosa apresentaram um verdadeiro híbrido da world music, conjugando o rock e batidas electrónicas com influências tradicionais da Argélia. Mehdi Haddab e o seu alaúde eléctrico proporcionaram um encerramento do FMM 2009 repleto de qualidade e muito movimento.

O Festival de Músicas do Mundo 2009 apresentou uma programação cultural de excelência, um fresco continuar de raízes musicais de todo o mundo, denotando uma vontade de dar palco às sonoridades ecléticas e representativas da dinâmica sonora que um cidadão do mundo almeja. Um festival que marca a diferença pelo ambiente, pelo espírito e pela lição que todas as pessoas levam que a música existe neste nosso planeta em todos os recantos e em todas as linguagens

A Fresno completa 10 anos!

Dia 4 de dezembro de 1999. Lucas, Vavo, Cuper e Nego se encontram na casa do pai do Cuper para fazer o primeiro ensaio dos DEMOCRATAS, uma banda que se preparava para tocar no festival de bandas da escola e que tocava covers de Comunidade Nin-Jitsu, Charlie Brown, Raimundos, Los Hermanos, Natiruts e Garotos Podres, entre outros.

O primeiro show dessa banda, já com o acréscimo do Lezo, seria apenas no dia 16/06/2000. Mas a data de 4/12/1999 ficou marcada na história. E sabem por que a gente se lembra desse dia? Porque guardamos uma baqueta desse primeiro ensaio com a data escrita nela. Essa baqueta ficava exposta no armário do meu quarto. No meio de caixas, durante uma mudança de casas, em 2002, essa baqueta foi perdida. Mas a data ficou na memória.
Em 2001, devido à existência de outra banda com o mesmo nome, os Democratas mudaram de nome. Entre tantas opções, foi escolhido o nome FRESNO. E cá estamos nós, em pleno 4/12/2009, completando 10 anos desse primeiro ensaio.
Muito obrigado a todos vocês. Muitas bandas começam, fazem o primeiro ensaio, o primeiro show, mas por mil motivos acabam logo em seguida. Mas jamais deixaríamos vocês na mão. Os primeiros 3 ou 4 fãs viraram 10, depois viraram 50, depois 500, depois 5000 e depois sabe-se lá quantos são hoje. É o carinho de vocês que nos dá forças para querer continuar fazendo isso para o resto de nossas vidas.
Certa vez um amigo nosso chegou pra gente e perguntou:
- Sabem qual é o maior patrimônio de vocês?

- Hmmm... As músicas.. Os equipamentos.. O Disco de Ouro.. Não sei.

- Os FÃS! - disse ele.
Mas é lógico, né! E é através desse lema que a Fresno trabalha até hoje. Tudo que fazemos é pensando em vocês. Novamente, muito obrigado por todo o apoio nesses 10 anos.

TAMO JUNTO AGORA E PRA SEMPRE!



Vavo, Lucas, Bell e Tavares.

Ex-assessor de Michael Jackson dispara: 'Jacko é como Mike Tyson - acabou!'

Depois de Akon ter dito que Michael Jackson não seria capaz de cantar ao vivo, Arthur Phoenix, ex-assessor de imprensa do astro, declarou nesta quarta-feira que o rei do pop não tem condições físicas e psicológicas de subir ao palco para a temporada de shows de Londres.

"Michael não está psicologicamente, fisicamente ou espiritualmente pronto para essas apresentações", declarou Phoenix.
Michael tem 50 shows agendados na 02 Arena, em Londres, a partir do dia 13 de julho. "Eu não sei como isso pode acontecer", diz o assessor, que trabalhou com o grupo Jackson 5.
"Eu acho que foram planejados 10 shows, mas a venda dos ingressos superou as expectativas e as outras 40 datas foram confirmadas. No entanto, Michael não está psicologicamente, fisicamente ou espiritualmente pronto para essas apresentações".
De acordo com o Contact Music, o assessor acredita que membros da família de Michael também encaram a situação da mesma forma, mas não têm coragem de falar abertamente sobre o assunto. "Há algo faltando em sua alma. Ele é como Mike Tyson - acabou!".
Exigente, eu?
Apesar das declarações de Arthur Phoenix, os preparativos para a turnê comemorativa de 50 anos de Michael Jackson continuam a toda.
Recentemente, fontes deram conta de que o cantor pretende recriar seu rancho Neverland em solo britânico. O imóvel escolhido para a 'Disneylândia pessoal' de Michael foi avaliado em cerca de R$ 46 milhões.
Segundo o Daily Mirror, o rei do pop ainda teria exigido para suas apresentações um coro de crianças de todas as etnias (com exatamente o mesmo número de brancos, negros, mestiços e asiáticos) que sejam capazes fazer linguagem dos sinais.




VIDA ROCK

É mtu legal é um progama de astro de rock(ou ñ),é um lugar onde as pessoas com sonhos como eu de virar astro do ROCK pode se realizar...